sábado, 24 de abril de 2010

PLANETÁRIO DEVE SER MAIS UMA ATRAÇÃO DE CUIABÁ PARA 2014

Depois do teleférico de chapada, o Planetario pode ser mais uma atração de Cuiabá para a Copa de 2014. As bases em que os negócio do Planetário vão acontecer ainda não são conhecidas. Tudo indica que deverá ser firmada em concessão pública com incentivos de doação de área e garantia de infra-estrutura. O empreendimento estaria sendo arquitetado por Luiz Sampaio, da Carl Zeiss, empresa considerada líder mundial nas indústrias óptica e opto-eletrônica. O investimento estimado chegaria a casa dos R$ 1 milhão.
Esta semana, diretores da Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal Fifa 2014, nome extenso da Agecopa, foram a Feira de Santana, na Bahia, conhecer, o Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Lá o planetário foi edificado pela Carl Zeiss.
O diretor de Obras da Agecopa, Carlos Brito, ressaltou que “o equipamento de lazer e entretenimento é fantástico, porque pode levar informações ao público de forma atraente”. Na visita ele aproveitou para conhecer a Feira Cidade Digital, e disse que é possível inovar e buscar coisas diferentes para se atrelar ao serviço público quando há realmente vontade política. Carlos Brito afirmou, ainda, que “com a digitalização implantada em diversas áreas, Feira de Santana pode ser considerada como a cidade da modernidade”.
A comitiva da Agecopa foi formada também pelo diretor de Estratégia Yuri Bastos Jorge, diretor de Articulação Interinstitucional Agripino Bonilha Filho e pelo arquiteto Carlos Poppi. Representaram a empresa Carl Zeiss, o consultor de projetos Luiz Sampaio, e os diretores Luiz Henrique Sampaio e Ana Carolina Sampaio.

SOBRE O PLANETÁRIO
Os modelos Zeiss Space Master foram instalados no país pela fábrica alemã Carl Zeiss, primeira construtora mundial de planetários a usar o método de projetar o céu em uma abóbada. As imagens são reproduzidas na cúpula de 12,5 metros de diâmetro, uma espécie de meia lua que dá forma ao equipamento. O Planetário tem capacidade de projetar um céu de seis mil estrelas ou o planeta Terra em seus movimentos de translação e rotação. Durante os anos de funcionamento, foi um dos grandes pontos de visitação turística de João Pessoa.

Fonte: Redação/24 Horas News / Copa no pantanal

Nenhum comentário:


TWITTER

    Siga WILLIAM CAMPOS no Twitter